A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações - e a contabilidade é a principal delas.
A contabilidade gerencial não “inventa” dados, mas lastreia-se na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial.
Dentre as utilizações da contabilidade, para fins gerenciais, destacam-se, entre outros:
1. Projeção do Fluxo de Caixa
2. Análise de Indicadores
3. Cálculo do Ponto de Equilíbrio
4. Determinação de Custos Padrões
5. Planejamento Tributário
6. Elaboração do Orçamento e Controle Orçamentário
O reconhecimento das receitas e gastos é
um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder
avaliar adequadamente as informações financeiras.
Sob o método de competência, os efeitos
financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais
ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos.
Para todos os efeitos, as Normas
Brasileiras de Contabilidade elegem o regime de competência como único
parâmetro válido, portanto, de utilização compulsória no meio empresarial.
Autor: Júlio César Zanluca
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