A
incansável busca por fórmulas mágicas para precificar os serviços de contabilidade
parece nunca chegar ao fim. É como um milagre que os santos têm dificuldades
para atender.
Os
contadores costumam orientar seus clientes a levantar balancetes periódicos e
analisar os resultados. Os que não conseguem obter lucro são advertidos da
necessidade de revisão criteriosa dos custos e formação do valor de venda.
Nosso conselho é que a elaboração do preço prescinda de criteriosa busca de
todos os custos. Continuamos afirmando que precificar é uma arte que necessita
de conhecimento, disciplina e dedicação de tempo, hábitos imprescindíveis para
alcançar resultados positivos e conquistar a desejada fatia do mercado.
Dedico-me
ao estudo desta metodologia há alguns anos e apresento abaixo o que chamo de
“Princípios da Precificação”:
1.
Faça pesquisas para conhecer as necessidades do mercado;
2.
Saiba quais são os pontos fortes e fracos do produto ou serviço e os explore;
3.
Relacione todos os gastos e os segregue por grupos - diretos, indiretos e de
comercialização;
4.
Encontre o critério mais adequado para o rateio dos gastos indiretos;
5.
Apure os custos diretos por produto ou serviço, inclusive o valor da mão de
obra direta;
6.
Conheça a concorrência;
7.
Trabalhe com o lucro líquido justo;
8.
Administre os gastos;
9.
Acompanhe atentamente os movimentos do mercado;
10.
Aprofunde os conhecimentos de precificação;
11.
Retire o produto ou serviço do mercado no momento certo e inove.
Muitas
vezes é difícil entender os motivos que levam alguns empreendedores a ter mais
ou menos sucesso, mas posso garantir que aqueles que atentam aos princípios
acima têm maiores chances de alcançá-lo.
Gilmar Duarte da Silva
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