Ter sucesso na profissão é o desejo de todas as pessoas que trabalham. E a receita para se tornar um profissional em ascensão leva ingredientes que fazem muita diferença em nossa trajetória, quando adicionados ao dia a dia. Relacionamos aqui alguns pontos que devem ser seguidos quando o assunto é ter êxito na carreira. Confira:
Planeje sua vida profissionalEstabeleça onde você quer chegar com um projeto de ações claro. Depois, coloque-se de maneira tranquila junto à chefia e vá monitorando o retorno dessas conversas com os superiores para ver se seu projeto está caminhando. A carreira do funcionário é responsabilidade dele e não da chefia, que tem muitas outras cobranças para dar atenção. As pessoas não fazem planejamento do que desejam em suas profissões, e é indispensável ter um objetivo, nem que no meio do caminho você mude a direção.
Estabeleça prazos para conquistas na carreiraDefinir o tempo que vai levar para chegar a um determinado ponto na profissão é imprescindível para nos dar o sentido de comprometimento com nosso progresso na carreira. Tenha um projeto bem definido, não só de como quer estar no futuro, mas também de quando quer estar.
Mantenha uma relação positiva com a chefia e saiba aproveitar as críticasEntre outras atribuições, chefes precisam cobrar, criticar e exigir. E quem quer ter sucesso em uma empresa precisa entender isso e construir uma relação positiva com os superiores. É necessário aprender a pedir o retorno do chefe sobre o seu desempenho e saber aproveitar a avaliação.
Evite o papel de vítimaMesmo após ver aquela promoção escapar por entre os dedos e ser dada ao colega que nem é tão capaz assim, o indicado é evitar o papel de vítima. A vítima não assume as decisões e posturas que toma e sempre coloca a responsabilidade pelas coisas ruins em cima de alguém ou de uma circunstância. Se você percebeu que as situações ruins se repetem e não mudam, quem tem de mudar de alguma forma é você.
Perceba quando é hora de mudar de função ou empresaSe depois de algum tempo as coisas não caminharem na direção do planejamento feito pelo profissional para sua carreira, talvez seja hora de procurar outro departamento ou função, caso queira permanecer na companhia. Mas, para fazer isso, é necessário o respaldo do chefe atual. Outra alternativa é procurar um novo emprego no mercado o qual você está colocado. Quem pede demissão e fica em casa perde a autoestima em um mês. Além disso, é preciso ter uma muita energia para fazer entrevistas. E, hoje em dia, com três meses fora do mercado você está desatualizado. Em se tratando de mudança de companhia, a melhor hora é quando estamos felizes. Uma vez bem empregados, nosso poder de barganha é maior e não nos deixamos seduzir por uma oferta qualquer.
Planeje sua vida profissionalEstabeleça onde você quer chegar com um projeto de ações claro. Depois, coloque-se de maneira tranquila junto à chefia e vá monitorando o retorno dessas conversas com os superiores para ver se seu projeto está caminhando. A carreira do funcionário é responsabilidade dele e não da chefia, que tem muitas outras cobranças para dar atenção. As pessoas não fazem planejamento do que desejam em suas profissões, e é indispensável ter um objetivo, nem que no meio do caminho você mude a direção.
Estabeleça prazos para conquistas na carreiraDefinir o tempo que vai levar para chegar a um determinado ponto na profissão é imprescindível para nos dar o sentido de comprometimento com nosso progresso na carreira. Tenha um projeto bem definido, não só de como quer estar no futuro, mas também de quando quer estar.
Mantenha uma relação positiva com a chefia e saiba aproveitar as críticasEntre outras atribuições, chefes precisam cobrar, criticar e exigir. E quem quer ter sucesso em uma empresa precisa entender isso e construir uma relação positiva com os superiores. É necessário aprender a pedir o retorno do chefe sobre o seu desempenho e saber aproveitar a avaliação.
Evite o papel de vítimaMesmo após ver aquela promoção escapar por entre os dedos e ser dada ao colega que nem é tão capaz assim, o indicado é evitar o papel de vítima. A vítima não assume as decisões e posturas que toma e sempre coloca a responsabilidade pelas coisas ruins em cima de alguém ou de uma circunstância. Se você percebeu que as situações ruins se repetem e não mudam, quem tem de mudar de alguma forma é você.
Perceba quando é hora de mudar de função ou empresaSe depois de algum tempo as coisas não caminharem na direção do planejamento feito pelo profissional para sua carreira, talvez seja hora de procurar outro departamento ou função, caso queira permanecer na companhia. Mas, para fazer isso, é necessário o respaldo do chefe atual. Outra alternativa é procurar um novo emprego no mercado o qual você está colocado. Quem pede demissão e fica em casa perde a autoestima em um mês. Além disso, é preciso ter uma muita energia para fazer entrevistas. E, hoje em dia, com três meses fora do mercado você está desatualizado. Em se tratando de mudança de companhia, a melhor hora é quando estamos felizes. Uma vez bem empregados, nosso poder de barganha é maior e não nos deixamos seduzir por uma oferta qualquer.
Fonte: CRC - SP
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